sábado, 23 de outubro de 2010

Meu "primo" Rich

O meu inglês era precário. Fiz aqueles cursinhos básicos, mas não falava nada e usava o dicionário para tudo, mas mesmo assim resolvi enviar um e-mail para o dono do site.
Conforme ele dizia no site, ele estava fazendo uma pesquisa e gostaria de conhecer pessoas com o mesmo sobrenome.
Tentei ser o mais formal possível e não cometer nenhum erro gramátical, pois sabia da fama dos americanos serem meio frios, coisa e tal.
Disse que eu era do Brasil, que meu nome era Sallada, mas meus bisavós eram de Portugal. Curta e direta. Nice to meet you Mr Richard. Goodbye!
Para minha grata surpresa, recebi uma resposta super calorosa, agradecendo o e-mail e ressaltando que ele ficou impressionado com o fato de ter família Sallada no Brasil, pois ele desconhecia isso mas que sempre teve um interesse muito grande no Brasil. Disse que tinha um sonho antigo, conhecer o Pão de Açúcar!!! Pois quando ele estava na 5a série, seu professor de Geografia veio ao Brasil e contou coisas muito bacanas sobre o país. Perguntou se eu morava perto, se já havia ido lá, etc.
Falou um pouco sobre sua vida. Estava no seu segudo casamento, tinha duas filhas do primeiro casamento, trabalhava em um hospital de crianças deficientes, na parte de manutenção, tinha cachorros e gatos. Gostava de música, de jardim e de cozinhar. Enfim, uma pessoa comum.
Pediu para que mantivéssemos contato. E assinou o e-mail como "Primo Rich".
Para quem quiser olhar, o site onde o encontrei ainda existe. Ele fez a última atualização em 2007 e o email dele mudou. Mas é muito emocionante para mim, entrar lá novamente, lembrar do antigo email e de como tudo começou. Era o universo conspirando....

http://familytreemaker.genealogy.com/users/s/a/l/Byron-R-Sallade/index.html,

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Família Sallada




Era o ano de 1999 e eu estava apaixonadíssima pela idéia de ser uma Sallada. Eu nasci sem o sobrenome materno e depois que me casei, entrei com um processo para adicionar o nome Sallada.

Desde então, comecei a pesquisar sobre a minha árvore geneálogica, meus antepassados, minhas raízes. Era uma espécie de terapia, tentando achar respostas, tentando me encontrar.

Li muitas histórias sobre a origem de nossa família, algumas muito românticas, de cavaleiros templários na França, cujos capacetes de proteção (helmet) seriam o significado do nome Sallada, outras menos românticas, porém engraçadas, onde esse nome vinha de um verdureiro português que vendia saladas. Seu Manuel das saladas.

Fiquei muito empolgada quando descobri uma cidade americana, na Pensilvânia, chamada Salladasburgh. Uau minha família era tão importante e eu nem imaginava...

Mas minha vida mudou completamente, quando achei o site sobre a genealogia da familia Sallada de um homem americano, residente em uma cidade pequena da Pensilvânia, Beaver Falls. Seu nome era Byron Richard Sallade. E eu nunca imaginei de que ele estaria entrando na minha vida para ficar....